• Como funciona a condensadora do ar condicionado?

    ^1D360B2FA8440AB1034172324DAF341DD470C608252BA5CF02^pimgpsh_fullsize_distr

    Os aparelhos de ar-condicionado split possuem duas unidades: a interna, denominada evaporadora, que fica instalada dentro do ambiente e através dela que o ar refrigerado é liberado; e a unidade externa (condensadora), responsável por rejeitar o calor, que se desloca até o condensador pelas tubulações, circulado pelo compressor.

    A unidade condensadora é instalada em local de fácil acesso, e distância de área livre para manutenção e de interligação das tubulações  de cobre entre a unidade interna  (evaporador) e externa (condensador), pré-definidas no manual do fabricante do equipamento.

    O seu processo de funcionamento acontece da seguinte forma, o calor é retirado do ambiente interno (sala) por meio do “gás” fluido refrigerante que circula tanto na serpentina da unidade evaporadora, como na serpentina da unidade condensadora, ou seja, o “gás” fluido refrigerante “recolhe” o calor da sala e “despeja” no ambiente externo, onde é instalada a unidade condensadora.

    É o mesmo princípio de funcionamento do arrefecimento de um carro, onde o radiador rejeita o calor do motor para refrigerá-lo. A diferença é que o carro utiliza água, o condensador utiliza o “gás”; o carro utiliza a bomba d´água, o condensador o compressor que circula o “gás”, que vai retirando calor  através do evaporador e volta rejeitando calor através do condensador.

    Na hora de escolher o local para instalar a unidade externa, é importante prestar atenção em alguns pontos. O condensador de ar não deve ser instalador em locais confinados, com dificuldade para a troca térmica, e em locais com altas temperaturas. Cada fabricante menciona no manual de instalação a temperatura máxima de trabalho do condensador, pois se o ambiente externo está muito quente,  ex. 48°C, a condensadora não terá eficiência, as temperaturas quase se igualam, não havendo troca térmica que é o princípio básico da refrigeração.

     

2 Responsesso far.

  1. Carlos Augusto disse:

    Boa noite
    É normal que a unidade condensadora fique ligando e desligando continuamente? Está sendo usado o aparelho marcando no controle 24″ e o condensador liga e desliga. Segundo o técnico não é um processo normal. Trata-se de um Midea de 9000 btu’s para um ambiente pequeno.
    Agradeço a atenção.
    Carlos Augusto

    • Carina Claro disse:

      Bom dia, Carlos Augusto!

      Caso seja um on/off pode até ser, precisamos saber o que é continuamente, ou seja, de quanto em quanto tempo. Se for de uma em uma hora está correto, pois o equipamento é BTU/h (hora), ou seja é normal desligar de 1 em 1 hora. Por exemplo, se for utilizado 10 horas por dia, desligará 10 vezes, parece muito, mas é o normal. Agora, se o seu equipamento for Inverter, não é normal.
      O ideal é consultar um técnico especializado. Esperamos ter ajudado e qualquer dúvida estamos a sua disposição.

      Leveros. Seu bem-estar em boas mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.