• DICAS DE MÚSICAS PARA AUMENTAR A CONCENTRAÇÃO NO TRABALHO

    post blog dicas de música

    Para uns o silêncio é imprescindível para fazer o dia render mais, mas para outros trabalhar ou estudar sem um pouquinho de barulho é um verdadeiro desafio para a concentração.
    Aliás, você sabia que trabalhar ou estudar para uma prova super concorrida como a de um concurso público, por exemplo, sob absoluto silêncio pode ser uma verdadeira armadilha? Segundo estudos, se na hora da prova houver barulho, o candidato sofrerá bastante para conseguir se concentrar em meio aos ruídos.
    Se você faz parte desse time, uma boa ideia para conseguir essa concentração é ouvir músicas enquanto trabalha ou estuda. Assim você se adapta, desde a preparação, ao ambiente que contém ruído, seja ele uma prova importante, uma palestra, convenção ou simplesmente aquele burburinho comum nos escritórios lotados.
    As músicas, entretanto, funcionam melhor para estimular seu rendimento e concentração em tarefas repetitivas e que não exijam muitas habilidades cognitivas. Um estudo realizado em 1972, já havia concluído que trabalhadores de fábricas desempenhavam melhor seus papéis ao som de músicas empolgantes e felizes.

    Escolhendo as músicas certas pra você
    O tipo de música é por sua conta! Até porque é impossível se concentrar ouvindo um estilo musical que não te agrada. Agora, tome cuidado para não escolher aquelas músicas que você gosta bastante e ao invés de focar no trabalho ou estudo, você vai passar o dia cantando. Isso acontece porque algumas áreas do seu cérebro, aquelas que geralmente prestam atenção à melodia, à letra ou lembram quando você ouviu a música pela primeira vez, não estarão disponíveis durante a realização do seu trabalho. Aí o efeito da música acaba sendo totalmente inverso!

    Se você precisa trabalhar habilidades cognitivas, prefira músicas instrumentais já que elas estimulam seu lado criativo, principalmente se o seu trabalho envolver algum tipo de escrita ou criação.

    Agora, se você não é muito fã de músicas instrumentais, aqui vai um aviso: ao ouvir música com letra, seu cérebro terá que trabalhar com essa informação e aí, até mesmo escrever um simples e-mail acaba sendo um desafio enorme. Um truque é criar uma playlist só com músicas estrangeiras, de preferência em uma língua que você não domine.

    Atenção ao volume
    Nada de aumentar demais o fone de ouvido. O mais indicado, para trabalhar seu foco e concentração, é escutar músicas em volume bem baixinho, quase em inaudível. Agora, se você sentir que está num daqueles dias em que o trabalho ou o estudo não estão rendendo, experimente escolher uma música mais alegre e agitada, e aumentar o volume. Quem sabe tudo o que você precisa é uma injeção de ânimo para encarar os desafios do dia.

    Aqui vão 20 sugestões para ouvir e treinar a concentração:

    Dicas super legais não é mesmo!? Então aumente o volume e aproveite todo o conteúdo do nosso BLOG!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.