• Qual é a diferença entre um ar-condicionado com voltagem 110v para um 127v?

     

    Qual é a diferença entre um ar-condicionado com voltagem 110v para um 127v?

    Se você é do tipo de pessoa que confere a voltagem das tomadas antes de comprar algum aparelho elétrico para a sua casa, já pode ter passado pela seguinte situação: sua tomada indica 110v, mas o aparelho pede a voltagem de 127v. Confuso, né? Mas qual é a diferença entre esses dois números?

    Em primeiro lugar, já deixamos muito bem explicado: não existe diferença entre as voltagens 110v e 127v. Surpreso? Pois bem, vamos esclarecer isso em detalhes.

    110v x 127v: a origem

    No Brasil, existem apenas dois tipos de tensão: a 127v e a 220v. Embora o famigerado 110v esteja na boca do povo, todos os equipamentos elétricos (incluindo o ar-condicionado), atualmente, são fabricados para funcionar a 127v ou a 220v.

    Você pode estar se perguntando agora: então onde surgiu 110v? Explicamos: a tensão 110v existia no Brasil e, com o tempo, ela foi substituída pela 127v, que representa uma média de tensão muito mais realista e exata do que 110v.

    Ar-condicionado 127v ou 220v?

    É um fato: o ar-condicionado 220v domina o mercado. Isso acontece porque a demanda por esse modelo é maior e alguns fabricantes deixam de incluir em seu portfólio o modelo com a tensão 127V.

    220v é mais econômico?

    Tanto a tensão 110v como a 220v tem a mesma potência, ou seja, elas têm o mesmo consumo de energia elétrica. O que muda é que, para manter a mesma potência que a tensão 110v, a 220v utiliza uma corrente elétrica menor, por isso suas conexões podem ser feitas com fios menos espessos e um disjuntor que aguente uma corrente menor.

    Ao utilizar um ar-condicionado a 127v, para que o seu circuito elétrico não pegue fogo, você terá que usar um cabo de 6mm² para alimentar o aparelho. No caso de uma tensão em 220v, você poderá usar um cabo de 2,5mm².

    Resumindo: os fios utilizados nos modelos 220v são mais finos, portanto, mais baratos – o que não significa diferença no valor da sua conta de luz no fim do mês.

    380v e a modernização dos sistemas

    No início do processo de instalação elétrica nos centros urbanos do Brasil, havia apenas a distribuição da tensão 220v/227v. Porém, como explicamos no tópico acima, ao utilizar uma tensão menor, o sistema precisa de mais corrente elétrica para suprir a potência – por isso a necessidade de ter transformadores e cabos para tensão 127v/220v mais robustos.

    Com o tempo e a modernização das instalações elétricas, percebeu-se que a tensão 380v pode trazer uma economia ainda maior na infraestrutura de instalação, pois é possível gerar a mesma potência que um sistema 127v/220v com transformadores e condutores mais leves e menores.

    Cidades com instalações mais antigas receberam uma rede de energia elétrica com tensão 127v/220v, enquanto as que receberam o fornecimento mais tarde possuem um sistema 220v/380v.

    A Leveros oferece toda a estrutura para compra, instalação e manutenção do seu ar-condicionado. Informe-se com um técnico antes de adquirir o seu equipamento.

     

    Leia mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.