• Você está usando o seu ar-condicionado de maneira eficiente?

    O seu ar-condicionado está refrigerando na temperatura correta? Como anda o consumo de energia do equipamento? Quando foi realizada a última manutenção preventiva? Muitas vezes, por falta de conhecimento, os cuidados com o ar-condicionado são negligenciados, fazendo com que ele tenha perdas em eficiência e funcionamento. E o pior: geralmente nem percebemos os problemas.

    Mas, fique tranquilo. Neste post você terá a oportunidade de entender melhor sobre o funcionamento do seu equipamento, a fim de evitar consumos excessivos de energia e possíveis panes, aproveitando o melhor que o seu ar-condicionado pode te oferecer. Venha conosco!

    Temperatura ideal

     Nos dias mais quentes, sentimos a necessidade de abaixar a temperatura do ar. Saiba que essa não é uma boa ideia. A proliferação de doenças ocorre com mais incidência em locais fechados – lembre-se de manter pequenas frestas abertas nas janelas para a renovação do ar – e com alta concentração de pessoas. Associado a baixas temperaturas, esse fator pode se agravar.

    Quando o ar-condicionado é ajustado em uma temperatura muito fria, cria-se um efeito indesejado: as mucosas nasais se ressecam, prejudicando o sistema imunológico. Ou seja, as chances de você contrair uma gripe ou um resfriado aumentam quando o equipamento do seu local de trabalho, por exemplo, é deixado em uma temperatura muito baixa.

    Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente. A temperatura entre 22 e 24 graus costuma ser a ideal.

    Economia de energia

     O principal fator que influencia no consumo de energia do ar-condicionado é a maneira como o aparelho é utilizado. Por isso, é importante adotar alguns cuidados, como, por exemplo, fechar as janelas e as cortinas do local em que o equipamento está instalado.

    É importante, também, desligar o aparelho sempre que se ausentar do ambiente por muito tempo. Mas, caso a sua saída seja rápida, o ideal é mantê-lo ligado, pois desligar para ligá-lo novamente em pouco tempo aumenta o seu consumo de energia.

    Pode ficar tranquilo caso o seu equipamento seja equipado com a tecnologia inverter. Isso significa que ele se adequará à quantidade de pessoas no ambiente, assim como às condições climáticas do dia. Por exemplo: há 10 pessoas em uma sala e, ao longo do período, saem 5 pessoas. O equipamento reduzirá o seu funcionamento e, caso todos saiam do ambiente, ele trabalhará no regime mínimo. No caso de um dia mais frio, ele também se adequará à temperatura do ambiente, mantendo a temperatura ajustada sem causar desconforto aos ocupantes, se dimensionado corretamente.

    Conheça os equipamentos mais econômicos para a sua casa.

     Manutenção

    Filtros sujos forçam o aparelho a trabalhar mais. É imprescindível realizar a manutenção e a limpeza dos filtros com periodicidade, para aproveitar o melhor do seu equipamento.

    Utilizando o seu ar-condicionado da maneira certa, você economiza e também aumenta a vida útil dele. Agende em nosso site uma visita técnica para saber se o seu aparelho está funcionando corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.